sábado, 27 de março de 2010

CÉLULA PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA

A célula procariótica e muito mais simples do que a eucariótica e encontra-se apenas nas bactérias. A maioria dos organismos é constituída de células eucarióticas, de maior complexidade.


BACTÉRIA: um exemplo de célula procariótica

A bactéria esquematizada ao lado é um organismo de uma única célula, com uma membrana esquelética, sob a qual existe uma membrana plasmática, que controla as trocas entre a célula e o ambiente. No interior da célula, há um material viscoso, o hialoplasma. Mergulhados nele, encontram-se os ribossomos, que produzem as proteínas necessárias à célula. Ainda no hialoplasma, existe um filamento de cromatina, constituído por DNA, o material genético responsável pelo controle da atividade celular. Repare que a cromatina está mergulhada diretamente no hialoplasma, não havendo carioteca a seu redor.

Célula eucariótica animal/vegetal


Ao lado pode-se observar uma célula animal e outra vegetal. Ambas são eucarióticas.
As células eucarióticas são mais complexas do que a célula bacteriana. Além das estruturas encontradas na bactéria (membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e cromatina) encontram-se muitos outros orgânulos nas células animal e vegetal.
Uma diferença entre as células animal e vegetal e a bactéria chama a atenção: é o fato de a cromatina estar envolvida por uma membrana nuclear, ou carioteca, ficando, assim o material genético separado do hialoplasma. Aqui, ao contrário do que ocorre na bactéria, o material genético está num compartimento bem definido , o núcleo.

http://www.youtube.com/watch?v=8ubBIlkD2uA

Conceitos básicos
- Unicelular: seres vivos constituídos por apenas uma única célula. Lembre-se que o tamanho, entre os vários tipos de células, pode variar.
- Pluricelular ou multicelular: seres vivos formados por várias células. O tamanho do organismo varia de acordo com o seu número de células.
- Célula procariótica: não possuem compartimentos membranosos. Sem núcleo definido. Ex.: bactérias e arqueas (ambos pertencem ao reino monera).
- Célula eucariótica: possuem compartimentos membranosos que formam as organelas citoplasmáticas. Com núcleo definido (presença de carioteca)

http://www.youtube.com/watch?v=f1E9BXmeAXU

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário